Associação Pediátrica do Minho

This Site

  • Home
  • Objectivos
  • Eventos
  • Revista Ecos do Minho
  • IV Congresso APM - XVI Jornadas
  • Contacto

News Flash

  • Imprimir
  • Email
Detalhes
Categoria: Content Modules
Publicado em 01-01-2011
Escrito por Super User
Visitas: 4734

Displays a set number of articles from a category based on date or random selection. Help

  • ECOS DO MINHO

     

    | Âmbito e Objetivos

    A Ecos do Minho, propriedade da Associação Pediátrica do Minho, é uma revista científica vocacionada essencialmente para Pediatras e para médicos em formação pós-graduada em Pediatria, podendo, contudo, os seus conteúdos ser do interesse de outros médicos e profissionais envolvidos nos cuidados a crianças e adolescentes.

    A Ecos do Minho tem como objetivo abranger um vasto leque de temas sobre atualização em Pediatria, prática clínica, investigação e educação médica, adotando, nesta perspetiva, diversas modalidades de divulgação de trabalhos científicos: editoriais, artigos originais, artigos de revisão, casos clínicos e artigos de opinião.

    A sua publicação é anual, contando até ao momento com 12 volumes. Os artigos publicados na Ecos do Minho são disponibilizados de acordo com a Licença Creative Commons Atribuição – Uso Não-Comercial – Partilha nos Termos da Mesma Licença. A coordenação dos conteúdos científicos é da responsabilidade do corpo editorial (editor chefe, conselho científico e corpo redatorial) e os textos publicados são da responsabilidade dos seus autores.

    Os manuscritos devem respeitar as normas de publicação vigentes e devem ser submetidos por correio eletrónico. Uma vez que um artigo seja aceite pela Ecos do Minho para publicação, esta passa a ser a detentora dos direitos autorais.

     

    |Processo de Revisão por Pares

    A Ecos do Minho é uma revista científica que funciona na modalidade de revisão prévia dos textos submetidos ao corpo editorial por revisores externos, em anonimado mútuo (peer review). Os manuscritos submetidos são avaliados inicialmente por membros da equipa editorial e aqueles considerados adequados são posteriormente remetidos ao parecer técnico de pelo menos um revisor externo, idealmente perito na área. A revisão é feita de modo anónimo, podendo o revisor sugerir a rejeição do manuscrito, aceitação com alterações de conteúdo e/ou forma ou aceitação sem alterações, sendo o parecer comunicado ao (s) autor(es) pelo corpo editorial.

     

    | Política de Acesso Livre

     

    A revista Ecos do Minho oferece acesso livre imediato aos seus conteúdos.

     
  •  

     

    DIREÇÃO

    Dr. J. M. Gonçalves de Oliveira, Centro Hospitalar do Médio Ave

     

    RESPONSÁVEL EDITORIAL

    Doutor Paulo Cezar Lepetri, Universidade do Minho

     

    CONSELHO CIENTÍFICO

    Dra. Maria José Vieira, Centro Hospitalar do Médio Ave

    Dr. J. M. Gonçalves de Oliveira, Centro Hospitalar do Médio Ave

    Dra. Joana Moura, Unidade Local de Sáude do Minho

    Dr. Pedro Freitas, Centro Hospitalar do Alto Ave

    Dra. Almerinda Pereira, Hospital Escala Braga

    Dra. Cláudia Melo, Centro Hospitalar de São João

    Doutora Conceição d’ Orey, Hospital CUF Porto

    Professora Doutora Henedina Antunes, Hospital Escala Braga

    Doutora Antonieta Dias, Hospital CUF Porto

     

    CORPO REDATORIAL

    Dr. Paulo Teixeira, Centro Hospitalar do Médio Ave

    Dra. Cristina Miguel, Centro Hospitalar do Médio Ave

    Dra. Fernanda Carvalho, Centro Hospitalar do Médio Ave

    Dra. Paula Fonseca, Centro Hospitalar do Médio Ave

    Dra. Sónia Carvalho, Centro Hospitalar do Médio Ave

    Dra. Susana Gama Sousa, Centro Hospitalar do Médio Ave

    Dra. Raquel Cardoso, Centro Hospitalar do Médio Ave

    Dr. Filipe Oliveira, Centro Hospitalar do Médio Ave

    Dra. Clara Vieira, Centro Hospitalar do Médio Ave

    Dra. Margarida Figueiredo, Centro Hospitalar do Médio Ave

    Dra. Cecília Martins, Centro Hospitalar do Médio Ave

    Dra. Alexandra Sequeira, Centro Hospitalar do Médio Ave

    Dra. Felisbela Rocha, Centro Hospitalar do Médio Ave

    Dra. Filipa Almeida, Centro Hospitalar do Médio Ave

    Dra. Sara Figueiredo Lopes, Centro Hospitalar do Médio Ave

    Dra. Soraia Tomé, Centro Hospitalar do Médio Ave

    Dr. Álvaro Sousa, Centro Hospitalar do Médio Ave

     
  • Normas de publicação

     

    1 - Informações gerais

    A Revista "Ecos do Minho" destina-se a todos os profissionais da saúde e a quantos estejam envolvidos na promoção do bem-estar da criança e do jovem.

     

    2 - Tipos de artigos

    A Revista "Ecos do Minho" contempla a publicação de artigos de investigação original, casuísticas (série de casos), casos clínicos, imagens em pediatria, artigos de revisão/atualização e artigos de opinião. Os artigos a publicar deverão versar problemas de interesse para a saúde global da criança e do jovem. As opiniões expressas nos artigos são da inteira e exclusiva responsabilidade dos autores. Os artigos de revisão ou atualização e artigos de opinião geralmente são solicitados pelos editores.

    .

    3 - Submissão dos manuscritos

    Os manuscritos devem ser submetidos ao Editor da "Ecos do Minho" através do e-mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou enviados por correio (envio do suporte digital) para Revista Ecos do Minho - Associação Pediátrica do Minho – CHMA – Unidade de Famalicão – Rua Cupertino de Miranda, Apartado 31, 4761-917 Vila Nova de Famalicão. A carta de apresentação deve incluir: 1) título do manuscrito, 2) nome dos autores e filiação institucional, 3) especificação do tipo de artigo e 4) declaração de transferência dos direitos de autor, assinada por todos: "Os autores abaixo assinados transferem os direitos de autor do manuscrito (título do artigo) para a Revista Ecos do Minho na possibilidade deste ser publicado. Os abaixo assinados garantem que o artigo é original e não foi anteriormente publicado". Situações excecionais de textos não originais poderão ser apreciadas. Os trabalhos propostos serão submetidos à Redação da Revista, que poderá aceitá-los, solicitar correções ou rejeitá-los. Não são cobradas aos autores taxas referentes à submissão ou processamento dos artigos.

    .

    4 - Formatação dos manuscritos

    O manuscrito deve ser redigido em Português, em coluna única, a dois espaços, com letra de dimensão 12. Aconselha-se a utilização dos formatos de letra Times New Roman ou Arial. As quatro margens devem ser de 2,5 cm. Todas as páginas devem ser numeradas incluindo a página do título. Devem ser inseridas quebras de página entre cada secção do manuscrito. O número de autores deve ser restrito aos que verdadeiramente participaram na conceção, realização e escrita do manuscrito.

    O manuscrito deve ser apresentado na seguinte ordem:

    Primeira página: Título (em Português e em Inglês), autores, instituições, endereço para correspondência.

    Segunda página: Resumo e Palavras-chave (3 a 6) (em Português) de acordo com o MeSH (Medical Subject Heding) - http://www.nlm.nih.gov/mesh. O Resumo não deve exceder as 250 palavras. 

    Terceira página: Deve incluir o conteúdo da segunda página, com tradução exata em Inglês (Abstract e Keywords), segundo as mesmas normas.

    Quarta página e seguintes: deve incluir o texto do artigo e bibliografia (em Português). 

    Os artigos de investigação original e casuísticas incluem introdução e objetivos do trabalho, material e métodos, resultados e principais conclusões. O texto destes artigos (incluindo os artigos de revisão), não deve exceder as 3000 palavras e ter um máximo de 30 referências bibliográficas no caso dos artigos originais e casuísticas e até 40 nos de revisão. Os casos clínicos devem ser estruturados em introdução, descrição do(s) caso(s), discussão (incluindo a conclusão); a conclusão deve destacar os aspetos que justificam a publicação do caso ou série de casos. O texto não deve exceder as 1500 palavras e um máximo de 15 referências bibliográficas. Imagens em Pediatria, consiste na descrição sucinta de um caso clínico com imagem elucitadiva do mesmo. Deve iniciar-se pela descrição do caso (dados mais relevantes da anamnese, exame físico, eventuais exames complementares de diagnóstico e uma a três imagens elucidativas, com implicações diagnósticas e/ou na prática clínica), seguido de breve descrição teórica do tema em causa com destaque para os aspetos que justificam a publicação do caso. As imagens (a cores ou a preto e branco) deverão ser de elevada qualidade. Esta secção prescinde de resumo (e abstract), o texto não deve ultrapassar as 500 palavras e deve conter um mínimo de 3 referências bibliográficas (máximo 5).

    Texto. Os artigos devem ser divididos em 4 secções:

    a) Introdução com definição / caracterização dos objetivos do trabalho. 

    b) Material e Métodos (critérios de seleção dos casos, identificação das técnicas utilizadas).

    c) Resultados (apresentados na sequência lógica do texto, das figuras e dos quadros). Não usar ilustrações supérfluas ou repetir no texto dados dos quadros.

    d) Discussão e conclusões (implicações e limitações dos resultados, sua importância). As conclusões devem estar relacionadas com os objetivos enunciados inicialmente. Não deve repetir os resultados mas sim discutir os resultados.

    Referências bibliográficas. Número de autores: até 6, todos; 7 ou mais autores, apenas os três primeiros, seguidos de et al.; as referências devem numeradas por ordem de entrada no texto e mencionadas da seguinte forma:

    • Artigo de revista - Ex: Kusel MMH, Klerk NH, Holt PG, et al. Role of respiratory virus in acute and lower respiratory tract ilness in the first year of life. Ped Infect Dis J 2006;25:680-6.

    • Capítulo de livro - Ex: Cherry JD, Nieves DL. The Common Cold. In: Feigin RD, Cherry JD, Demmler-Harrison GJ, Kaplan SL. Feijin & Cherry’s Textbook of Pediatric Infectious Diseases, 6th ed. Philadelphia. Saunders Elsevier; 2009;138-46.

    • Livro - Nelson JD, Bradley JS. Nelson’s Pocket Book of Pediatric Antimicrobial Therapy. 14th ed. Philadelphia. Lippincott Williams & Wilkins; 2000.

    • Página web - Gostin LO. Drug use and HIV/AIDS (JAMA HIV/AIDS web site). June 1, 1996. Available at: http://www.ama-assn.org/special/hiv/ethics. Accessed June 26; 2004.

    • Comunicações em congressos/jornadas - Harrigan PR, Don W, Weber AE, et al. Mutated RT and protease. (Abstract I - 115). In: 38th Interscience Conference on Antimicrobial Agents and Chemotherapy, San Diego, California, September 24 to 27, 1998. Washington, DC: American Society for Microbiology; 1998.

    • Abreviaturas de Revistas, consultar http://home.ncifcrf.gov/research/bja/

    Ilustrações. Devem ser incluídas após as referências bibliográficas. As figuras devem ser anexas após os quadros e tabelas. Devem ser mencionadas no texto todos os quadros, tabelas e figuras.

    Cada Quadro ou Figura deve ser apresentado em páginas separadas, juntamente com os respetivos título e notas explicativas. As Figuras, incluindo gráficos, mapas, ilustrações, fotografias ou outros materiais, devem ser formatadas em computador ou digitalizadas. As ilustrações que incluam fotografias que permitam identificação de doentes, deverão ser acompanhadas pela autorização do doente, ou seu responsável legal, permitindo a sua publicação, devendo ter os olhos tapados ou desfocados digitalmente, de modo a impedir a sua identificação. Apenas serão publicadas citações, tabelas ou ilustrações cuja origem esteja sujeita a direitos de autor, com citação completa da fonte e/ou com autorização do detentor dos direitos de autor.

     

    As Legendas devem ser explícitas, de forma a não haver necessidade de recorrer ao texto e devem ser colocadas da seguinte forma:

    • Legendas dos quadros e das tabelas: são colocadas por cima do corpo da tabela ou quadro.

    • Legendas das figuras: são colocadas por baixo da respetiva imagem.

    .

    5 - Modificações e revisões dos manuscritos:

    Caso o artigo seja aceite para publicação, mas sujeito a alterações, estas devem ser efetuadas pelos autores num prazo de 15 dias.

     

     
  • ECOS DO MINHO

     

    | Âmbito e Objetivos

    A Ecos do Minho, propriedade da Associação Pediátrica do Minho, é uma revista científica vocacionada essencialmente para Pediatras e para médicos em formação pós-graduada em Pediatria, podendo, contudo, os seus conteúdos ser do interesse de outros médicos e profissionais envolvidos nos cuidados a crianças e adolescentes.

    A Ecos do Minho tem como objetivo abranger um vasto leque de temas sobre atualização em Pediatria, prática clínica, investigação e educação médica, adotando, nesta perspetiva, diversas modalidades de divulgação de trabalhos científicos: editoriais, artigos originais, artigos de revisão, casos clínicos e artigos de opinião.

    A sua publicação é anual, contando até ao momento com 12 volumes. Os artigos publicados na Ecos do Minho são disponibilizados de acordo com a Licença Creative Commons Atribuição – Uso Não-Comercial – Partilha nos Termos da Mesma Licença. A coordenação dos conteúdos científicos é da responsabilidade do corpo editorial (editor chefe, conselho científico e corpo redatorial) e os textos publicados são da responsabilidade dos seus autores.

    Os manuscritos devem respeitar as normas de publicação vigentes e devem ser submetidos por correio eletrónico. Uma vez que um artigo seja aceite pela Ecos do Minho para publicação, esta passa a ser a detentora dos direitos autorais.

     

    |Processo de Revisão por Pares

    A Ecos do Minho é uma revista científica que funciona na modalidade de revisão prévia dos textos submetidos ao corpo editorial por revisores externos, em anonimado mútuo (peer review). Os manuscritos submetidos são avaliados inicialmente por membros da equipa editorial e aqueles considerados adequados são posteriormente remetidos ao parecer técnico de pelo menos um revisor externo, idealmente perito na área. A revisão é feita de modo anónimo, podendo o revisor sugerir a rejeição do manuscrito, aceitação com alterações de conteúdo e/ou forma ou aceitação sem alterações, sendo o parecer comunicado ao (s) autor(es) pelo corpo editorial.

     

    | Política de Acesso Livre

     

    A revista Ecos do Minho oferece acesso livre imediato aos seus conteúdos.

     
  •  

    Programa do III Congresso Associação Pediátrica do Minho

    XV Jornadas de Saúde Materna e Pediátrica do Médio Ave

    14/15 de setembro de 2023 | V. N. Famalicão

    Auditório da Escola Superior de Saúde do Vale do Ave

     

     

     

    DIA 14 DE SETEMBRO

     

    08:00 | Abertura do secretariado

     

    09:00 | MESA 1 – DOENTE CRÍTICO
    (Serviço de Pediatria do H. de Braga - UCIPed) 
    Moderadora: Dr.ª Almerinda Pereira

     

    9:00 - Abordagens da Insuficiência Respiratória Aguda
    Dr. Arnaldo Cerqueira

     

    09:20 - Analgesia em Idade Pediátrica
    Dra. Vera Baptista

     

    09:40 - Sedação Consciente
    Dra. Carmo Ferreira

     

    10:00 | Discussão

     

    10:30 | INTERVALO

     

    11:00 | Sessão de abertura

     

    11:45 - MESA II – OBESIDADE INFANTIL
    (Serviço de Pediatria do HSMM - Barcelos)
    Moderadora – Dra. Ivone Teixeira

     

    11:45 - Obesidade na Infância
    Dr. Eduardo Almeida

     

    12: 05 - Abordagem Psicossocial da Obesidade Infantil
    Dra. Daniela Simões

     

    12:25 - O Papel do Enfermeiro na Criança com Obesidade    
    Enfª Paula Cardoso

     

    12:45 | Discussão

     

    ALMOÇO LIVRE

     

    14:30 - MESA III – NEONATOLOGIA
    (Serviço de Pediatria dA ULSAM - Viana do Castelo)
    Moderador – Dr. Arnaldo Rego

     

    14:30 - Colapso Cardiovascular
    Dra. Tânia Lopes / Dra. Ana Isabel Sequeira

     

    14:50 - Prematuridade Tardia
    Dra. Isabel Soro

     

    15:10 - "Golden Hour"
    Dra. Dalila Rocha

     

    15:30 | Discussão

     

    16:00 | INTERVALO

     

    16:30 - MESA IV – OBESIDADE PEDIÁTRICA: Diferentes perspectivas um objetivo comum 
    (Serviço de Pediatria do H. da Senhora da Oliveira - Guimarães)
    Moderadores – Dra. Andreia Lopes e Dr. Miguel Salgado 


    16:30 - A Perspetiva do Médico 
    Dra. Helena Ferreira

     

    16:50 - A Perspetiva do Nutricionista 
    Prof. Doutora Inês Tomada

     

    17:10 - A Perspetiva do Profissional do Desporto 
    Prof. Miro Neto

     

    17:50 - Discussão

     

    17:50 - POSTERS EM SALA

     

    20:00 | JANTAR DO CONGRESSO

     

     

    DIA 15 DE SETEMBRO

     

    9:00 - MESA V – ÀS VOLTAS COM O NEURODESENVOLVIMENTO - DA TEORIA À CLÍNICA
    (Serviço de Pediatria do Centro Hospitalar do Médio Ave)
    Moderadora – Dra. Felisbela Rocha

     

    9.00 – Insucesso Escolar
    Dra. Aida Azevedo / Dra. Cláudia Gonçalves

     

    9.20 – Movimentos em Idade Pediátrica - O que valorizar
    Dra. Ana Sofia Rodrigues / Dra. Cecília Martins

     

    09.40 – Atraso do Desenvolvimento Psicomotor / Perturbação do Desenvolvimento Intelectual
    Diagnóstico, Investigação e Orientação
    Dra. Cecília Martins

     

    010.00 – Perturbação do Espectro do Autismo - Diagnóstico nos Primeiros Anos de Vida
    Dra. Cláudia Gonçalves

     

    10:20 | Discussão

     

    10:45 | INTERVALO

     

    11:15 - MESA VI – CRIANÇAS E JOVENS EM RISCO
    RESPOSTA INTEGRADAS E INTEGRADORAS 

    (ACeS Ave/Famalicão - V. N. de Famalicão)
    Moderadora – Dr. Susana Lopes

     

    11:15 - O Que Temos
    Dra. Catarina Martins

     

    11:35 - Que Respostas Conhecemos

    Dra. Rita Teixeira

     

    11:55 - O Que Podemos Melhorar

    Dra. Débora Paiva / Dra. Alexandra Reis

     

    12:15 - Discussão

     

    12:45 - POSTERS EM SALA

    ALMOÇO LIVRE

     

    14:30 - MESA VII – DESAFIOS DE SAÚDE MENTAL NA MULHER GRÁVIDA

    (Serviços de Ginecologia/Obstetrícia e de Saúde Mental do C.H.M.A.)
    Moderadores - Dra. Paulina Corgo, Dra. Maria Manuel Torrão e Dr. Pedro Teixeira

     

    14:30 - Patologia Psiquiátrica na Mulher Grávida
    Dr. Pedro Horta

     

    14:50 - Como dar uma Má Notícia?

     

    14:50 - Abortamento do 1º Trimestre 
    Dra. Luísa Mendes, Dra. Beatriz Palmeira e Dra. Mariana Alves

     

    15:10 - Malformação Congênita Fetal

    Dra. Sidonie Monteiro e Dra. Daniela Vila Real

     

    15:30 - Histerectomia Pós-Parto

    Dra. Paulina Costa e Dra. Elisabete Gonçalves

     

    16:00 - Secção Interativa entre os Palestrantes e a Plateia

    (Role Play com Simulação de Casos Clínicos)
    Dra. Luísa Mendes, Dra. Beatriz Palmeira, Dra. Sidonie Monteiro, Dra. Paulina Costa, Dra. Andreia Oliveira

     

    16:30 | Discussão

     

    17:00 | INTERVALO

     

    17:30 – Como Gerir as Expectativas de uma Grávida durante o Trabalho de Parto?

     

    17:30 - Plano de Parto - O que considera razoável?

    Dra. Andreia Oliveira, Dra. Rita Trovão Sousa e Enfermeira Carla Casteleiro

     

    17:50 - Até onde pode Prevalecer a Vontade da Grávida sobre o Profissional de Saúde?

    Dr. Tiago Durval

    Ferreira

     

    18:10 | Discussão

     

    18:30 | ENCERRAMENTO DO CONGRESSO

    Atribuição do Prémio Dr. Carlos Varela ao melhor Poster en Sala

    ASSEMBLEIA GERAL DA ASSOCIAÇÃO PEDIÁTRICA DO MINHO

     

     

    Presidente do Congresso:

    Dra. Fernanda Carvalho

     

    Comissão Científica:

    Dra. Paulina Congo, Diretora do Serviço, S. Ginecologia e Obstetrícia, CHMA

    Dra. Fernanda Carvalho, Diretora do Serviço, S. Pediatria, CHMA

    Dra. Almerinda Pereira, Diretora do Serviço Pediatria do H. Braga

    Dra. Cláudia Tavares, Diretora do S. de Pediatria do H. da Senhora da Oliveira, Guimarães

    Dr. Arnaldo Rego, Coordenador do Serviço de Pediatria da ULSAM - Viana do Castelo

    Dra. Ivone Teixeira, Diretora do S. Pediatria do H. Santa Maria Maior - Barcelos

    Dr. João Matos, Coordenadora da USF S. Miguel-O-Anjo

     

    Comissão Organizadora

    Dr. J. M. Gonçalves de Oliveira

    Dra. Filipa Almeida

    Dra. Ana Sofia Gomes

    Dra. Ana Feio

    Dra. Maria Manuel Torrão

    Dra. Vera Costa

    Dra. Patrícia Sousa

    Dra. Inês Magalhães

    Dra. Diana Simões

    Dra. Ana Isabel Ribeiro

    Dra. Débora Paiva

    Dra. Catarina Martins

     

    Comissão de Posters:

    Dra. Maria Manuel Torrão

    Dra. Filipa Almeida

    Dra. Débora Paiva

     

  • < Anterior
  • Seguinte >

Associação Pediátrica do Minho, Associação Pediátrica do Minho